Notícias

DOCAS/PB publica edital de licitação para implantação do Pátio de Regulação de Caminhões de Cabedelo

publicado: 28/12/2021 11h10, última modificação: 28/12/2021 11h10

A Companhia Docas da Paraíba publicou neste sábado, 20, no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para implantação do Pátio de Regulação de Caminhões – Truck Center do Porto de Cabedelo.

Link: http://portodecabedelo.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/3.1-Edital-PDF.pdf

O pátio deve regular o estacionamento dos veículos de carga e é uma obra muito aguardada pela cidade e pelo complexo portuário paraibano, já que as movimentações são intensas e tendem a aumentar cada vez mais com as expansões em curso dos terminais e consequentemente das operações do porto.

O Truck Center tem como objetivos reduzir a formação de filas de caminhões que circulam no município, melhorar a relação Porto-Cidade, aprimorar a gestão do fluxo, diminuir o estacionamento irregular dos veículos de carga nas vias do entorno do porto e de seus terminais, e ampliar a eficiência nas operações portuárias.

O projeto prevê uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões, espaço destinado ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300m², duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeios.

Funcionando com um centro de apoio logístico, o empreendimento vai organizar o fluxo e estacionamento de veículos através da passagem dos caminhões pelo pátio, com agendamento de entrada e saída para os terminais.

Com previsão de gerar cerca de 30 empregos diretos, o Truck Center será construído em área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.

“O Porto de Cabedelo está partindo para regularizar um problema histórico, e com o aumento das operações, a tendência é aumentar o fluxo de caminhões. Dessa forma, o Truck Center será responsável pela ordenação do trânsito e pela melhor eficiência das operações do Porto, de forma que teremos um espaço para os caminhoneiros se instalarem e estacionarem. Isso vai trazer mais segurança e eficiência às operações”, afirmou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

A implantação do Truck Center integra o Programa de Parceria Público-Privada (PROPPP-PB) do Governo da Paraíba, e contribui para a modernização do Porto. Ao todo, entre investimentos iniciados e previstos para os próximos três anos, o complexo portuário paraibano soma mais de R$ 250 milhões aplicados na área pública, terminais arrendados e infraestrutura aquaviária de acesso ao Porto de Cabedelo.